A importância do sono no Emagrecimento

Engana-se quem pensa que o emagrecimento está ligado somente á reeducação alimentar e a uma rotina de atividades físicas.
Esses processos são fundamentais, mas devem ser aliados a diferentes práticas saudáveis, entre elas, o sono. Uma boa noite de descanso desempenha diversas funções essenciais para o corpo e para mente, inclusive na regulação do peso corporal. Entre os diversos benefícios podemos citar a diminuição do acúmulo de gordura, a melhora no desempenho físico, a redução do hormônio do estresse e o aumento de autoestima e de disposição ao longo do dia.
Alguns tipos de alimentos que auxiliam na qualidade do sono e os que devem ser evitados para garantir uma boa noite de sono.
-
Carnes e gorduras: é importante não exagerar em alimentos pesados e de difícil digestão. Pois esse processo após as 18h é mais lento e poderá prejudicar o sono.
-
Estimulantes: alimentos com cafeína e xantina, presentes em cafés, chás, refrigerantes, atrapalham o sono e não devem ser consumidos até 4h antes de dormir.
-
Relaxantes: banana, semente de gergelim, aveia, maracujá possuem características que auxiliam na qualidade do sono.