Ter uma vida saudável: Por que não funciona comigo?

Deixar os péssimos hábitos de lado e ter uma vida mais saudável é o desejo de muitos. Porém muitas pessoas se perguntam: Mas por que eu não consigo?! Essa pergunta perturba muitas pessoas que tentam mudar de vida.
Você sabe por que algumas coisas não funcionam para você? Por que algumas pessoas possuem mais dificuldades para iniciar a prática de exercícios? Talvez por que ficam esperando o momento certo de tomar uma decisão e iniciar um processo de mudança.
Existem vários fatores que impactam nessa tomada de decisão, como esses:
Assista a esse vídeo e reflita!
Impor metas difíceis de cumprir: A mudança de hábitos é um processo que deve começar aos poucos. Não vai adiantar você colocar aquela meta: “vou correr no parque todos os dias por 1h”, sendo que você nunca correu e nem sabe se gosta desse exercício. Você vai ir no primeiro dia e no segundo já vai achar mais difícil. Então comece com metas mais realistas, respeitando o limite do seu corpo.
Não ser fiel aos seus objetivos: Você anota suas metas e segue tudo a risca apenas por um período. Mas não segue a risca até o final. Tente se manter fiel ao seu objetivo por pelo menos 21 dias. Se você ver que não é possível, reveja a meta e faça um novo plano.
Não possuir um ato impulsionador: Isso significa que antes de praticar exercícios devemos um ato, uma atividade ou uma atitude que te lembre de que logo após você deverá ir para a academia. Como por exemplo, se você precisa tomar um remédio todos os dias e escolhe o horário do almoço para fazer isso, você sempre lembrará que na hora de comer você também deverá ingerir o seu remédio. Com a prática de exercício deve ser semelhante, escolha um horário que seja fácil de você se habituar como: vou ir para a academia todo dia após sair do trabalho, assim você saíra do trabalho e já sabe que deve se dirigir para academia. Acostume-se a deixar a sua roupa de treino separada um dia antes, assim você tem mais um motivo para não se esquecer de ir.
Agora seja sincero consigo e responda a seguinte pergunta (mentalmente): Você é o tipo de pessoa que só pratica exercícios quando se sente bem? Já parou para pensar que é exatamente praticando exercícios que irá melhorar o seu astral, humor e terá mais disposição.
Se você tem esse pensamento, repense essa ideia.
Colocar empecilhos para atingir as nossas metas é uma forma de autoboicote. Imaginamos que o caminho para chegar aonde queremos é cheio de obstáculos, isso torna as mudanças e ações para alcançá-los mais difíceis.
Por isso para a maioria das pessoas a motivação para o exercício físico ou então iniciar uma reeducação alimentar não é algo natural. Os seres humanos são acomodados e costumam criar desculpas como “eu não tenho tempo”, “não tenho vontade”, “tenho outras coisas para fazer”. Se você não tem tempo agora para cuidar da sua saúde, terá que encontrar tempo mais tarde para cuidar das suas doenças e das dificuldades decorrentes da falta de exercícios, de uma vida sedentária e uma alimentação inadequada.
É fácil reconhecer nossos maus hábitos, mas é difícil quebrar o ciclo usando apenas força de vontade. Faça uma reflexão mais profunda, tente entender os contextos subjacentes que fazem surgir esses hábitos. E você também pode substituir o mau hábito, por um bom hábito. Se você está desesperado por um doce de manhã, comer um pedaço de fruta, ao invés disso, pode ser mais fácil do que, simplesmente, não comer nada.
Leia mais 3 Obstáculos Psicológicos Que Prejudicam a Perda de Peso e Como Superá-los
Ao longo desse texto foram feitas algumas perguntas para você pensar. Agora responde para mim, ou melhor, responda para você mesmo. Por que não está funcionando com você? Qual atitude você precisa mudar?
E se precisar de ajuda para encontrar essas respostas? Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco!