COMO PARAR DE COMER DEMAIS

Assista o vídeo que eu falo sobre os sinais que precisamos ficar atentos para não comer demais.
Sabemos que milhões de tentações passam diante de nossa boca e OLHOS durante nosso cotidiano… Se estiver em uma festa de família ou reunido com os amigos senta que la vem quitutes.
Você as vezes inconscientemente aceita. ” Claro! só mais um pedacinho!” Quem nunca?
Mas se perdermos o controle da nossa fome e não soubermos a hora de parar de comer, vem aquela sensação de desconforto que já é companhia de muitas pessoas que tem essa compulsão por comida. E ficamos pensando “eu comi demais”.
Analisando casos de pacientes aqui do consultório identifiquei que uma das origens da mudança de comportamento que irão te ajudar a evitar a comer demais é comer consciente. Veja abaixo sinais que você precisa estar atento ao fazer suas refeições.
1- Saciedade / Quando parar de comer?
Logo apos ingerirmos alimentos, recebemos sinais de saciedade, enviados pelo cérebro, para nos avisar que não temos mais fome e que é HORA DE PARAR DE COMER.
Os sinais de saciedade dependem de muitos fatores e demoram um pouco para chegar em torno de 20 minutos para satisfação e diminuição da fome. Já a fome chega entre 2 a 4 horas após a ultima refeição. Claro que depende o alimento e de quanto comeu.
O importante aqui é respeitar seu corpo e seus sinais, isso fara com que você fique em paz com a comida sem pensar o tempo todo em comer e sem se estressar.
2- Fome física ou emocional?
A fome física é o sinal que seu corpo envia dizendo que você precisa ingerir nutrientes com energia. Qualquer alimento disponível e que a pessoa goste, pode matar essa fome.
Já a fome emocional, não se satisfaz com pequenas quantias ou qualquer comida, ai que vem a necessidade de grandes quantidades e com senso de urgência.
Essa saciez da fome emocional trás um alivio imediato, mas não vai resolver todo tipo de emoção, tristeza, felicidade, angústia, ansiedade, tédio, dor etc. É importante estar atento aos seus sentimentos para lidar com eles sem descontar na comida.
3- Compulsão?
Parece até cena de filme: comer de pé em frente à geladeira descontroladamente tudo o que estiver por lá, desde a pizza de ontem até feijão gelado.
Importante deixar claro que não é algo OCASIONAL. Quem apresenta esse distúrbio costuma comer grandes quantidades de comida, mesmo sem fome, em pequenos períodos de tempo, pode até passar mal de tanto comer.
Quando essa “vontade urgente” surge, é importante tentar identificar o que a causou. A comida não irá resolver e, no final das contas, ainda pode gerar culpa.
Aprenda a lidar com estresse interno e a diminuí-lo. Não temos domínio sobre o estresse externo da vida, mas temos sobre como ele afeta a nossa vida.
Procure coisas que lhe façam bem (ALÉM DE COMER) e que a deixem satisfeita.
Para ajudar meus pacientes e muitas pessoas que enfrentam esse desafio de comer demais, busco desenvolver corpo e mente com exercícios e atividades que auxiliam no processo de ficar atenta aos sinais do seu corpo, escutá-lo. Isso com certeza vai te ajudar a se controlar.
#emagrecertransforma #mudancadecomportamento #fernandafarias #nutricao #coaching #hipnose #qualidadedevida #serfeliz