Motivação para emagrecer, qual é a sua?

A maioria das pessoas que vêm até o meu consultório ou me procuram pelas redes sociais, procuram uma solução para o emagrecimento.
O que eu costumo fazer é buscar, junto com a pessoa qual é a sua motivação para emagrecer.
Essas pessoas na maioria das vezes vêm de muitos fracassos com dietas, treinos e quilos que não conseguiram ser eliminados. Passaram muito tempo acreditando que o segredo é disciplina, restrição e muita força de vontade.
Na prática podemos ver inúmeros casos que comprovam que esse tipo de dieta não funciona e muitas pessoas fracassam nessa tentativa. Antes de fechar a boca e fazer atividade física é preciso entender e visualizar qual é a motivação dessa pessoa para não cair nesse ciclo de “dieta-emagrecer-engordar”. Por isso a pergunta mais importante é “porque você quer emagrecer”?
Pergunte-se e avalie sua resposta, qual é a motivação que te faz levantar todos os dias e ser sua melhor versão, o que te anima, te alegra e te faz ser uma pessoa melhor?
Geralmente escuto motivações do tipo “quero emagrecer para entrar em um vestido”, “para encontrar um namorado”, “para me sentir bem diante do espelho”, “porque meu médico falou que eu preciso”.
Em muitos casos, a pessoa quer perder apenas dois, três quilos, e resolve apostar tudo em dietas restritivas e “milagrosas”. Acabam caindo nesse ciclo de emagrecer e engordar de novo, tentam outras dietas, e continuam nesse sofrimento com a balança.
A Motivação é o foco no HOJE!
Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas, acredite: você precisa estar bem consigo mesmo para conseguir resolver as questões ligadas ao corpo. Para conquistar um corpo saudável é preciso equilíbrio interior.
E lembre-se que emagrecer não deve ser algo radical. É um passo de cada vez! Procure aceitar o seu corpo, ainda que esteja acima do seu peso saudável. Viva o hoje, não deixe para fazer tudo o que sonha quando “for magro”.
Se conseguir tirar um pouco a atenção do peso e viver sua vida de forma mais plena, emagrecer pode ser uma consequência, porque a mudança virá de dentro para fora.