A incansável procura pelo emagrecimento sem mudanças.

A principal mudança neste comportamento resistente é a psicológica, é preciso acreditar que é possível e que vale a pena, caso contrário nada irá resolver. Se todas as fórmulas, receitas, programas, pesquisa sobre alimentos saudáveis fossem suficientes, não estaríamos enfrentando a preocupação com a obesidade e outros problemas de saúde, causados pela má alimentação. A mudança tem que vir de dentro, acompanhada de honestidade e preocupação consigo mesmo.
É preciso conscientização de que realmente alguns produtos industrializados fazem mal quando consumidos em EXCESSO!
É muito comum escutarmos as pessoas tentando se convencer, que o problema não está no que comem, dizendo… — Minha vó tem 80 anos e comeu isso a vida toda… não! Ela não comeu a vida toda…. Provavelmente ela comia alimentos cultivados e feitos por ela, e se não, consumia doces, frituras e refrigerantes nas reuniões de família , festas, aniversários, etc. Lembrando que nessa época havia muito mais trabalho braçal do que hoje, automaticamente mais atividade física, ou seja, mais saúde e mais queima calórica!….. Mas essa é apenas uma das centenas de desculpas…
As pessoas não sabem o conceito de se alimentar, apenas comem, pra sentir o gosto e saciedade. É muito comum as pessoas terem para o lanche biscoitos, pães de queijo, barrinhas de cereais, e por que não uma maçã???? Por causa do gosto, do paladar, pelo prazer da mastigação, sim porque até a sensação ao mastigar e como derretem na boca é estudado, quando um produto está sendo criado…
Alimentos industrializados e/ou com alto índice glicêmico aumentam níveis de insulina no sangue, que são liberados pelo pâncreas, justamente para tentar equilibrar esse nível de açúcar excessivo, queimando mais rápido e aí vem a vontade de comer novamente, porque se você comer algo de baixo índice glicêmico, não precisará de altas doses de insulina e a queima será mais lenta, demorando mais para sentir fome novamente. Caso contrário é um círculo vicioso sem fim….
E é aí que surge a corrida pela perda de peso!
Com ela surgem também anúncios do tipo: Chega ao mercado cápsulas de emagrecimento que farão você perder até 15 kg em 15 dias, e o melhor, sem mudar seu hábitos alimentares! Vocês realmente acreditam?
Acho que sim, porque esse, é um mercado altamente lucrativo e acredito que sirva para algumas situações patogênicas, para pessoas enfermas, que precisem de perda de peso para algum procedimento cirúrgico, mas não pra grande maioria.
O processo de mudança é lento, precisa de dedicação. Romper laços de anos de hábitos equivocados é complicado, mas garanto que se for feito aos poucos, uma mudança por vez, será recompensador!
Abaixo coloquei um fluxo de saciedade do organismo, para se ter uma idéia de o quanto é importante comer corretamente e que realmente tudo faz sentido. Leia com atenção e tente fazer alguma substituição no seu dia.
Uma pequena mudança já é um começo e sua saúde agradece!
